O Terroir

Situado no coração da indicação de procedência Monte Belo, nosso vinhedo possui uma área de 15 hectares com altitude mínima de 466 metros e altitude máxima de 543 metros em relação ao nível do mar.

Com um clima temperado e úmido, possui um solo profundo, arenoso-argiloso e fértil. Encontra-se sobre um derramamento basáltico, mineral este que forma cerca de 95% de seu subsolo, sendo o restante composto por rochas ácidas como riolitos, dacitos e riodacitos. Ainda há uma parcela cristais de quartzo, ágatas, ametistas e citrinos.

Essa formação, além das características organolépticas que acrescentam na produção das uvas, contribui para uma perfeita drenagem do solo e perfeito amadurecimento dos frutos. O vinhedo conta ainda com uma parcela excepcional que está localizada sobre um veio de pedras semi preciosas, a parcela denominada de “Cru Jerivás”, está situada na parte mais alta da propriedade, com a maior circulação de ar e exposição solar. Curiosamente este local concentra quase toda vegetação de coqueiros Jerivás da propriedade o que rendeu o nome a parcela. Além de um subsolo recheado de ágatas e ametistas é possível ver cristais de quartzo e fragmentos de geodos que afloram sobre a terra naquela área.

A IP Monte Belo situa-se à oeste da Serra Gaúcha, na Região da Uva e Vinho, sua área delimitada da IP Monte Belo tem um total de 56,09 km², estando 80% no município de Monte Belo do Sul e o restante nos municípios de Bento Gonçalves e Santa Tereza. A cidade de Monte Belo é a maior produtora per capita da América Latina de uvas da qualidade Vitis vinífera, destinadas à elaboração de vinhos finos, com 16 toneladas per capita ao ano.

A região diferencia-se da denominação vizinha Vale dos Vinhedos principalmente pelo amadurecimento precoce de suas uvas, cuja colheita inicia-se entre 5 a 20 dias antes, pelo fato de privilegiar as áreas de maior altitude e ser resguardada por um cinturão de mata nativa de preservação permanente.
Outra característica peculiar, é que é a primeira IP nacional a possuir uma levedura própria. A levedura Saccharomyces cerevisiae 24MB-CM06, selecionada na própria região, acrescenta um diferencial de identidade sensorial aos vinhos da IP.