Blog

LÁGRIMAS DO VINHO

Você sabe o que são as lágrimas do vinho?

Durante a degustação é muito comum girar a taça para sentir os aromas do vinho. Quando isto ocorre, na parede da taça, geram as famosas lágrimas do vinho.

 Ao se fazer o movimento circular com a taça, temos a formação de uma película líquida em suas paredes. Em seguida, por capilaridade (quando líquidos percorrem pequenas superfícies), o vinho sobe e, então, surgem os filetes que passam a descer pelo bojo. 

Como o álcool é mais volátil, ele evapora mais depressa. Então essa fina camada mais aquosa, que tem tensão superficial maior, passa a escorrer como se fossem lágrimas. Disso pode-se entender o porquê de a concentração de álcool ser percebida. Quanto maior o volume alcoólico, mais abundantes são os filetes. 

É pela quantidade destas lágrimas que escorrem no cristal onde o observador pode tirar conclusões sobre o teor alcoólico e o corpo da bebida. Para saber se o vinho é mais ou menos encorpado, a característica a se prestar atenção é a velocidade em que elas caem. Caso ela seja mais lenta e demorada, a conclusão é de que temos uma bebida com mais corpo.

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

×