Blog

O QUE SÃO TANINOS?

O que são taninos?

Muitas vezes descrevemos os taninos como macios, aveludados, agressivos; são muitos termos usados, mas o que muitas pessoas se questionam é: O que são taninos?

Os taninos funcionam como um mecanismo de defesa contra pragas e predadores, eles são encontrados principalmente na parte externa de vários tipos de plantas, no caso da uva está presente na casca. Os taninos causam adstringência e tem sabor amargo.

Durante o processo de fermentação, o vinho fica em contato com a casca da uva, extraindo cor e taninos (estrutura). Em excesso, os taninos podem deixar o vinho desagradável, surge então a necessidade de “equilibrá-los” ou “amaciá-los”. Por outro lado, quando harmonizados com determinados pratos, eles contribuem para deixar tanto o prato quanto a bebida mais saborosos.

Existem uvas que naturalmente já são ricas em taninos, pois possuem a casca mais grossa, é o caso da Tannat e Cabernet Sauvignon por exemplo, que normalmente são responsáveis por vinhos bem estruturados e ricos em taninos. Já a uva Pinot Noir tem a casca mais fina, não tendo o mesmo potencial tânico que as anteriores citadas.

Além da uva, o tanino do vinho é extraído também da maturação em barricas de carvalho. A madeira aporta taninos e durante o tempo em que o vinho passa dentro dela vai estar aumentando sua carga tânica. Quanto mais nova for a barrica, mais taninos ela aporta. 

Em relação a vinhos brancos e rosés, os taninos são poucos ou até mesmo inexistentes, pois a casca é separada no início do processo. No caso do Segredos da Adega Chardonnay, é um vinho branco com 12 meses de maturação em barricas de carvalho, seus taninos são imperceptíveis comparados por exemplo ao Segredos da Adega Tannat. 

 

 

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

×