O QUE SÃO TANINOS?

O QUE SÃO TANINOS?

O que são taninos?

Muitas vezes descrevemos os taninos como macios, aveludados, agressivos; são muitos termos usados, mas o que muitas pessoas se questionam é: O que são taninos?

Os taninos funcionam como um mecanismo de defesa contra pragas e predadores, eles são encontrados principalmente na parte externa de vários tipos de plantas, no caso da uva está presente na casca. Os taninos causam adstringência e tem sabor amargo.

Durante o processo de fermentação, o vinho fica em contato com a casca da uva, extraindo cor e taninos (estrutura). Em excesso, os taninos podem deixar o vinho desagradável, surge então a necessidade de “equilibrá-los” ou “amaciá-los”. Por outro lado, quando harmonizados com determinados pratos, eles contribuem para deixar tanto o prato quanto a bebida mais saborosos.

Existem uvas que naturalmente já são ricas em taninos, pois possuem a casca mais grossa, é o caso da Tannat e Cabernet Sauvignon por exemplo, que normalmente são responsáveis por vinhos bem estruturados e ricos em taninos. Já a uva Pinot Noir tem a casca mais fina, não tendo o mesmo potencial tânico que as anteriores citadas.

Além da uva, o tanino do vinho é extraído também da maturação em barricas de carvalho. A madeira aporta taninos e durante o tempo em que o vinho passa dentro dela vai estar aumentando sua carga tânica. Quanto mais nova for a barrica, mais taninos ela aporta. 

Em relação a vinhos brancos e rosés, os taninos são poucos ou até mesmo inexistentes, pois a casca é separada no início do processo. No caso do Segredos da Adega Chardonnay, é um vinho branco com 12 meses de maturação em barricas de carvalho, seus taninos são imperceptíveis comparados por exemplo ao Segredos da Adega Tannat. 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.