COMO ARMAZENAR VINHOS CORRETAMENTE

COMO ARMAZENAR VINHOS CORRETAMENTE

Como armazenar vinhos corretamente

 Pesquisar, procurar, visitar, degustar. Construir sua coleção de vinhos leva tempo, como evitar que suas preciosas aquisições sofram até o momento de tirar a rolha?

 Por que a armazenagem do vinho é importante?

             Até passar pela porta da sua casa, cada garrafa de vinho percorreu um longo caminho, algumas aguardaram anos, pacientemente, por este momento. Do vinhedo à vinícola, do tanque às barricas, das garrafas às caves de envelhecimento. O cuidado em cada etapa é fundamental para garantir que o melhor das uvas se expresse.

             Como vimos neste post, o fato do vinho ter sido engarrafado não significa que seu processo foi concluído, muito pelo contrário, agora se inicia uma série de reações que vão conferir as características finais do precioso líquido e, tão importante quanto a elaboração, é a armazenagem das garrafas em local adequado que vai oferecer ao seu vinho uma estadia segura para se desenvolver sem pressa.

             Não se preocupe se você não tem uma adega climatizada ou alguma cave subterrânea disponível para estocar os seus tesouros, tudo que você precisa é um cantinho que respeite essas dicas abaixo e então você pode relaxar que os seus vinhos estarão seguros.

 

Onde guardar as garrafas?

             Considerando que o vinho está em plena evolução, é preciso garantir que os elementos externos não possam lhe afetar negativamente. Vinhos tintos, brancos e até mesmo os espumantes possuem os mesmos inimigos (ou amigos) que precisam de atenção.

             Temperatura: Certamente o inimigo número 1 dos vinhos, altas temperaturas podem comprometer severamente a qualidade do seu vinho em um curto período de tempo. A maioria dos especialistas aponta 13°C como sendo a faixa perfeita, mas qualquer coisa entre 8 e 14°C vai garantir a estabilidade necessária. Manter seu vinho na geladeira convencional pode ser uma alternativa por alguns dias, mas a baixa umidade, trepidação e a oscilação do abre e fecha da porta podem comprometer o seu produto.

             Luz: Luzes apagadas! Seu vinho não gosta de luz solar, este é, inclusive, um dos motivos das garrafas dos tintos serem verde escuro ou marrom, funcionam como um filtro UV, impedindo que estes raios provoquem envelhecimento precoce. Mesmo luzes incandescentes ou fluorescentes podem afetar negativamente se a exposição for prolongada.

             Umidade: O ideal é manter o ambiente arejado, evitando níveis muito altos de umidade que podem favorecer aparecimento de mofo na rolha. Locais com umidade muito baixa, podem ressecar a rolha resultando em possíveis vazamentos. Aqui qualquer situação entre 50 e 80% de umidade é considerado seguro.

             Vibração: Mesmo que pareça um pouco preciosista, algumas teorias indicam que trepidações podem acelerar os processos químicos naturais do vinho, diminuindo seu tempo de vida. Por menor que seja o impacto, vale a atenção.

             Investir em uma adega climatizada, sem dúvidas, é uma ótima ideia para proteger sua coleção, mas até lá se você tiver algum espaço em uma garagem, despensa ou até algum guarda-roupa fora de uso, que respeite essas condições, clame o território e faça dele sua cave pessoal.

 

Como armazenar as garrafas?

             O vinho está protegido, normalmente, do ambiente externo por dois elementos fundamentais: o vidro da garrafa e a rolha. Para alguns vinhos especiais, que possuem potencial de guarda, pode aparecer ainda uma proteção extra de cera no lugar da cápsula.

             De qualquer forma, é importante lembrar como a rolha pode sofrer com ambientes muito secos, e, mesmo que seja um assunto muito discutido, mantenha seus vinhos brancos e tintos na posição horizontal mantendo a rolha hidratada e, no mínimo, tornando o uso do espaço mais eficiente. A exceção são os espumantes, que podem ser mantidos na vertical sem comprometer sua qualidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.