Blog

QUANDO E COMO UTILIZAR UM DECANTER

Quando e como utilizar um decanter

Não tenha medo desta peça fundamental na mesa dos aficionados por vinhos, com este passo a passo aproveite o melhor que seus vinhos têm a oferecer.

 Todo o apaixonado por vinhos já ouviu falar ou até já admirou as curvas extravagantes deste misterioso recipiente de vidro que muitos especialistas garantem extrair o melhor dos aromas e sabores da bebida, transformando a experiência ao degustar os seus rótulos favoritos.

Mas afinal, pra que serve um decanter e por que adicionar mais um obstáculo entre o desarrolhar de uma nova garrafa e uma generosa taça? Além disso, quais vinhos devem passar por ele e por quanto tempo? Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esta charmosa peça.

 

O que é um Decanter e para que devo usar?

Este objeto é fabricado a tanto tempo quanto vinhos são bebidos. Feito dos mais diversos materiais, do barro ao aço e da prata ao ouro, foram concebidos originalmente para conter os vinhos e mantê-los prontos para consumo. Hoje, os modelos tradicionais em vidro e cristal favorecem o processo de decantação de pequenos sedimentos encontrados nas garrafas e na oxigenação dos vinhos.

Mesmo com técnicas mais modernas na elaboração, os vinhos, em especial os tintos mais envelhecidos, podem gerar um pequeno depósito sólido no fundo da garrafa, isso não quer dizer de maneira alguma que exista algum defeito ou tampouco seu consumo traga algum mal, este é apenas um processo natural de decantação e, apesar de inofensivo, é melhor evitar que este sedimento chegue até a taça e a textura possa atrapalhar a degustação.

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar que o vinho precisa “respirar” ou “abrir” antes de ser consumido. A forma única do decanter não é apenas uma escolha decorativa, a base avantajada garante uma área ampla de exposição ao oxigênio, permitindo que os aromas e sabores mais complexos contidos no líquido sejam liberados.

 

Qual o vinho certo para decantar?

 O consenso é que os vinhos tintos, especialmente os mais envelhecidos, são os que mais se beneficiam da decantação, não apenas pelos sedimentos, mas pela experiência surpreendente que pouco mais de vinte minutos de decantação pode oferecer para evidenciar os aromas e sabores complexos de um vinho intenso e marcante como o nosso Segredos da Adega Merlot 2006 e sua longa jornada de espera silenciosa na garrafa.

 Apesar de parecer contraintuitivo os vinhos mais jovens com potencial de guarda, como nossa linha Reserva, precisam, normalmente, de mais tempo de aeração. Pense na decantação destes como uma forma de aproveitar o contato do oxigênio para acelerar o processo de amadurecimento, diminuindo o impacto que os taninos marcantes e a acidez terão no seu paladar.

 
Como e por quanto tempo usar um decanter?

 

A estratégia para passar o precioso líquido da garrafa para o decanter vai de acordo com o tipo de vinho em questão.

Para os vinhos mais envelhecidos é importante que possam descansar na vertical por, pelo menos, um dia antes de servir, permitindo que os resíduos se depositem no fundo da garrafa.

Ao despejar o vinho no decanter, incline a garrafa com cuidado permitindo que a bebida escorra lentamente pelas paredes do recipiente. Para os vinhos tintos e suas cores profundas, uma fonte de luz próxima pode ajudar a observar possíveis depósitos dispersos indicando o momento de parar.

Fique à vontade para agitar o vinho no decanter se o mesmo for mais jovem e não apresentar sedimentos, mas lembre-se que ao agitar você está acelerando e aumentando a área de contato com o oxigênio.

Talvez, o que faz do vinho uma bebida tão fascinante seja sua característica de contínua evolução desde a elaboração até o momento da retirada da rolha, é mais do que natural que surjam dúvidas sobre o quanto tempo de decantação antes de servir as ansiosas taças à espera.

Não existe uma regra de ouro, mas, em geral, os vinhos demandam de 30 minutos à 2 horas com especial cuidado com vinhos mais envelhecidos, mais sensíveis à ação do oxigênio. A melhor dica ainda é degustar em intervalos regulares para acompanhar a evolução até encontrar o ponto ideal que conquiste seu paladar definitivamente.

 

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

×