Blog

CONHEÇA SEU VINHO: CABERNET SAUVIGNON

Conheça Seu Vinho: Cabernet Sauvignon

Espalhada pelo mundo todo, símbolo da viticultura e amada por milhares de consumidores. Tudo que você precisa saber sobre a rainha das uvas tintas.

 

            Nos últimos 60 anos, a uva Cabernet Sauvignon se espalhou por praticamente todas as regiões produtoras de uvas pelo mundo, ajudou a colocar países no mapa do vinho e fez tudo isso sem perder espaço em seu berço e raízes clássicas. Essa difusão se deve muito por sua facilidade para se adaptar aos mais variados climas e características de solo e relevo sem perder seus sabores e aromas marcantes.     Mesmo os degustadores menos experientes conseguem identificar as características deste vinho devido à sua personalidade irredutível. Quando um vinho possui notas tão evidentes, dizemos que ele tem tipicidade, que possui traços típicos que sempre serão percebidos, mesmo que acompanhados de outras características do terroir onde originalmente cresceram as uvas. A riqueza e profundidade dos vinhos de Cabernet Sauvignon pode ser explicada por sua própria natureza, já que sua uva possui uma casca resistente e grossa, garantindo uma grande quantidade de compostos fenólicos, ou seja, muita cor, taninos, açucares e outros elementos fundamentais para a elaboração de um vinho intenso, estruturado e com grande potencial de guarda.

           

De onde surgiu a Cabernet Sauvignon?
 

            Apesar de seu longo reinado no mundo dos vinhos é uma variedade de uva relativamente nova, surgiu apenas no século 17, provavelmente no sudoeste da França, como um feliz acidente da natureza. Originalmente se pensava ser uma uva selvagem dessa região, escolhida pelos viticultores da área em busca de uvas mais resistentes e de pouca exigência. A verdadeira história da variedade foi desvendada apenas em 1996, quando pesquisadores da Universidade de Davis, na Califórnia, sequenciaram seu genoma e revelaram que esta uva é resultado de um cruzamento espontâneo entre a uva tinta Cabernet Franc e a variedade branca Sauvignon Blanc.

            Este inusitado casamento deu origem a uma uva muito persistente e de grande potencial para cruzamentos e geração de novas variedades adaptadas aos mais diversos climas pelo mundo. Toda esta intensidade permite utilizar essa uva na elaboração de vinhos varietais ou para cortes com resultados igualmente excepcionais, especialmente para vinhos de guarda, com sua grande afinidade para passagem por barricas de carvalho.

 

O Coroamento da Rainha da Tintas

 

            Assim que a uva Cabernet Sauvignon surgiu, na região de Bordeuax, na França, caiu nas graças dos viticultores devido à sua intensidade e capacidade de acumular uma grande quantidade de taninos e cor em sua grossa casca, uma marca segura de que o vinho resultado de sua fermentação poderia envelhecer por muitos anos. Naturalmente, os produtores logo testaram seu potencial para amadurecimento em carvalho e, como resultado, receberam um vinho intenso e muito profundo com aromas complexos e elegantes, capaz de envelhecer por anos e até décadas de pleno crescimento.

            Apesar dos grandes vinhos varietais elaborados, a Cabernet Sauvignon ganhou grande notoriedade ao ser combinada com outras uvas locais para criação dos que se tornariam mais tarde símbolo da tradicional região produtora. Sua popularidade logo alcançou os países vizinhos, como a Itália, tornando seus sabores em um modelo de produção de vinhos.

            A tipicidade e relevância conquistadas no Velho Mundo, aliadas ao poder de adaptação e resistência fizeram da Cabernet Sauvignon a escolha mais segura para o desenvolvimento de diversas áreas de cultivo pelo Novo Mundo do vinho e, atravessando mais altos do que baixos, alcançou os quase 350 mil hectares de parreirais atualmente produzindo seus frutos!

 

 

Notas e Harmonização

 

            Um vinho muito intenso e com sabores e aromas marcantes pode evidenciar suas características naturais e ainda assim ser trabalhada para expressar o estilo do enólogo que o elaborou. Por aproveitar o ponto de maturação com altos níveis de cor e taninos, ou boa acidez quando colhida um pouco mais cedo, pode resultar em vinhos que variam do vibrante e frutado até vinhos muito intensos e estruturados com notas de evolução.

 

Características Gerais: Os vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon costumam apresentar acidez moderada e taninos maduros e bem presentes, com teor alcoólico entre 13 e 15%, muito por sua longa maturação. Suas características casam muito bem com passagens por barrica de carvalho, entre 8 e 24 meses para vinhos de grande potencial. Estas etapas de desenvolvimento garantem que o vinho tenha potencial de guarda de 8 até 20 anos de envelhecimento.

 

Notas e Serviço: A cor dos vinhos de Cabernet Sauvignon é bem típica, com um tom rubi variando do médio ao intenso, seus aromas dependem do estilo de elaboração, mas são comuns as notas de pimenta, groselha, frutas negras, cassis, chocolate e até tabaco e grafite. Deve ser servido em taças com bojo avantajado para facilitar a aeração, e em temperaturas de 15 à 18°C. Interessante decantar por até uma hora, se possível.

 

Harmonização:A intensidade e boa acidez tornam os vinhos Cabernet Sauvignon ótimos para harmonizar com carnes gordas e molhos ricos e até apimentados, combina especialmente bem com carnes de caça, carré de cordeiro e aves, como pato. Também acompanha queijos maduros como Parmesão e Grana Padano.

 

 

Conheça nossos dois exemplares de Cabernet Sauvignon.

          

 

Post anterior
Próximo post

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

×